Informativo
Editais de Monitoria – 2024/I
Estão abertas as inscrições para a seleção de monitores (voluntários e bolsistas) para atuarem em disciplinas do Departamento de Letras.
O candidato deverá preencher a ficha de inscrição clicando aqui e enviar, juntamente com seu histórico da graduação, ao e-mail dla@ufv.br até o prazo final indicado em cada edital.
Edital 001/2024 – Monitor Nível I – Bolsista – LET 131 – inscrições até 14/03
Prova escrita: 20/03 – 09h
Entrevista: 20/03 – 11h
Conteúdo:
CANDIDO, Antonio. Estudo analítico do poema. São Paulo: Humanitas, 2004.
GOLDSTEIN, Norma. Versos, sons e ritmos. São Paulo, Ática, 2008.
Edital 002/2024 – Monitor Nível I – Voluntário – LET 190 – inscrições até 14/03
Prova escrita: 18/03
Entrevista: 19/03
Conteúdo:
- O que é linguística?
- Qual é o escopo da linguística?
- Linguística e ciência
- Linguagem humana e linguagem animal
- Estudos da linguagem na Antiguidade: Platão e o Crátilo
- A Gramática histórico-comparativa
- Linguística saussureana
CÂMARA JR. J. M. História da lingüística. 3.ed. Petrópolis: Vozes, 1979.
CARVALHO, C. Para compreender Saussure: fundamentos e visão crítica. 11 ed. corr. Petrópolis,
RJ: Vozes, 2002.
FIORIN, J. L. Introdução à lingüística I. Objetos teóricos. SP: Contexto, 2002.
HAYAKAWA, I. A linguagem no pensamento e na ação. SP: Pioneira, 1963
LANGACKER, R. A linguagem e sua estrutura. Petrópolis: Vozes, 1975.
LYONS, J. Linguagem e lingüística. Uma introdução. Guanabara: Koogan, s/d.
MUSSALIN, F. e BENTES, A. C. (org.) Introdução à lingüística 1. SP: Cultrix, 2000.
ROBINS, R. H. Pequena história da linguística. RJ : Ao Livro técnico, 1983.
SAPIR, E. A linguagem. Introdução ao estudo da fala. SP: Perspectiva, 1972.
SAUSSURE, F. Curso de lingüística geral. 15.ed. SP: Cultrix, 1989.
Edital 003/2024 – Monitor Nível II – Bolsista – LET 201 – inscrições até 22/03
Prova escrita: 26/03 – 8h30
Entrevista: 26/03 – 10h00
Local: DLA
Conteúdo programático
1. Abordagens sintáticas tradicionais: revisão crítica
2. Os termos da oração: termos essenciais, integrantes e acessórios
3. Períodos simples e composto
4.Períodos compostos por coordenação
5.Períodos compostos por subordinação
6.Concordância do adjetivo com o substantivo
7. Concordância verbal
Bibliografia:
BAGNO, Marcos. Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2001. 327 p. ISBN 8515021293 (broch.)
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. rev. e ampl. e atual. conforme o novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Lucerna, 2009. 671 p. ISBN 9788520923184 (broch.).
VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. 2 ed., 3. reimpr. São Paulo: Contexto, 2014. 262 p. ISBN 9788572443470 (broch.)
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta de ensino de gramática. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Edital 004/2024 – Monitor Nível II – Bolsista – LET 201 – inscrições até 05/04
Data: 10/04/24 (quarta-feira)
Prova escrita: 10/04 – 8h
Entrevista: 10/04 – 9h15
Local: DLA – sala 113
Conteúdo programático
1. Abordagens sintáticas tradicionais: revisão crítica
2. Os termos da oração: termos essenciais, integrantes e acessórios
3. Períodos simples e composto
4.Períodos compostos por coordenação
5.Períodos compostos por subordinação
6.Concordância do adjetivo com o substantivo
7. Concordância verbal
Bibliografia:
BAGNO, Marcos. Dramática da língua portuguesa: tradição gramatical, mídia & exclusão social. 2.ed. São Paulo: Loyola, 2001. 327 p. ISBN 8515021293 (broch.)
BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37 ed. rev. e ampl. e atual. conforme o novo acordo ortográfico. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, Lucerna, 2009. 671 p. ISBN 9788520923184 (broch.).
VIEIRA, Silvia Rodrigues; BRANDÃO, Silvia Figueiredo. Ensino de gramática: descrição e uso. 2 ed., 3. reimpr. São Paulo: Contexto, 2014. 262 p. ISBN 9788572443470 (broch.)
TRAVAGLIA, L. C. Gramática e interação: uma proposta de ensino de gramática. 9.ed. São Paulo: Cortez, 2003.