Projeto INCLUA UFV recebe Prêmio de Inovação da CAPES

No dia 29 de novembro, ao final da realização do II Workshop de Inovação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), ocorrido em Teresina – PI, o projeto INCLUA: Inovação Pedagógica para Acessibilidade no Ensino Superior foi premiado como uma das ferramentas digitais que possibilitam a democratização do acesso à informação na Educação.

O objetivo do sistema INCLUA foi o de gerar uma aba de visualização que permite correção dos vídeos produzidos no VLibras, uma plataforma governamental de tradução Português-Libras, adaptável a diferentes áreas do conhecimento. O  processo executado pelo INCLUA é realizado em três etapas: inicialmente, o texto em Português é transformado em uma glosa (sistema de transposição sintática da Libras), a qual fica acessível para a edição por um profissional Tradutor e Intérprete de Libras/Português (TILSP); em seguida, podem ser feitos ajustes e até a inclusão de figuras (que irão auxiliar no entendimento do conteúdo); e, finalmente, é gerado um vídeo com o conteúdo sinalizado por um avatar.

O sistema é fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar, envolvendo professores, e estudantes dos Departamentos de Letras, Informática, Biologia Geral, técnicos da CEAD (Coordenadoria de Educação Aberta e a Distância)-UFV,  com o apoio dos TILSP da UPI-UFV. O INCLUA foi reconhecido por sua aplicabilidade em qualquer Instituição Educacional para auxiliar no ajuste/edição dos processos tradutórios Português-Libras, ampliando a acessibilidade dos alunos surdos aos conteúdos ministrados nas mais variadas disciplinas.